Fundo Fundep terá duas chamadas para apoiar projetos nos hospitais universitários e de educação digital

Juntas, as chamadas vão receber um aporte de mais de R$ 2 milhões da Fundep para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão na UFMG

Projetos que conectem ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no Hospital das Clínicas, Hospital Risoleta Tolentino Neves e na área de educação digital serão os contemplados com recursos do Fundo Fundep 2024. Formado por 30% do resultado líquido apresentado no balanço anual da Fundação, o Fundo tem sua aplicação definida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desta vez, o planejamento de aplicação dos recursos da ordem de R$ 2 milhões coube às pró-reitoras de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, considerando o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMG para o período de 2024 a 2029 (PDI 2024-2029).

Este ano o fundo equivale ao superávit dos anos de 2022 e 2023 e engloba duas Chamadas Internas. As inscrições serão recebidas a partir do dia 18 de novembro e vão até 20 de janeiro de 2025. Os recursos poderão ser utilizados na compra de materiais permanentes ou de consumo, softwares e pagamento de serviços de terceiros.

Para a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, as duas chamadas são fruto do trabalho coeso das pró-reitorias em colaboração com a Fundep. “Temos convivido com dificuldades orçamentárias nos últimos anos, mas a Universidade nunca se afastou de sua grande prioridade, que é a de prover condições para o desenvolvimento de projetos acadêmicos estratégicos. O Fundo Fundep, interrompido em 2009 e retomado há dois anos, é um claro exemplo desse esforço, que, como comprovado em edições anteriores, tem forte impacto nas ações de ensino, pesquisa e extensão”, avalia a dirigente.

Chamadas do Fundo Fundep reforçam missão da Fundação

O presidente da Fundep, professor Jaime Arturo Ramírez, destacou que as chamadas desta edição têm aderência à própria missão da instituição. "Como Fundação de Apoio da UFMG, a Fundep tem a missão de viabilizar as ações de ensino, pesquisa e extensão - o que pode ser visto na Chamada 1, que valoriza a apresentação de propostas que integrem atividades de ensino, pesquisa e extensão e ações relacionadas à formação interprofissional em saúde no Hospital das Clínicas e no Hospital Risoleta Tolentino Neves”, explicou.

“Nossa missão também é apoiar ações de desenvolvimento institucional, o que está posto na Chamada 2, que visa promover melhorias na infraestrutura física e de suporte às tecnologias digitais para realização de atividades acadêmicas na perspectiva de Educação Digital. Assim, ficamos felizes em retornar recursos para a Universidade e fazê-lo na perspectiva de fortalecimento da nossa missão”, completou o presidente.

Prioridade no desenvolvimento de projetos acadêmicos

De acordo com a pró-reitoria de Pós-graduação, Isabela Almeida Pordeus, a pesquisa na UFMG está fortemente vinculada à pós-graduação e também é caracterizada por uma trajetória de ações de aproximação com a extensão. “Esse aporte de recursos do Fundo Fundep para os hospitais vai fortalecer a formação de recursos humanos, a geração de conhecimento e a extensão, na perspectiva do ODS [Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3] sobre cuidados em saúde e saúde da mulher, além de ir ao encontro da Resolução do Cepe/2024, que vincula as residências na área de saúde à pós-graduação”, afirma a professora.

O que é o Fundo Fundep

O Fundo Fundep foi criado em 1986, a princípio para apoiar exclusivamente a pesquisa. Em 1997, passou a beneficiar todas as áreas acadêmicas. Interrompido em 2019, foi retomado em 2022 priorizando projetos que integrem todas as áreas acadêmicas: ensino, pesquisa e extensão. É formado por 30% do superávit contábil da Fundação e, conforme seu estatuto, cabe à UFMG definir como os recursos serão aplicados.

As inscrições para as Chamadas Internas do Fundo Fundep 2024 estarão disponíveis até o dia 20 de janeiro de, às 16 horas, e só poderão ser realizadas pelo docente coordenador do projeto, pelo Sistema de Fomento da Reitoria.

Realizada em 2022, a última edição do prêmio Fundep visava estimular os professores recém-chegados à UFMG, a priorizar, desde o início de sua carreira, a integração de ensino, pesquisa e extensão, com aporte financeiro para fomentar seus trabalhos acadêmicos.

No total, o aporte para a edição de 2022 foi de quase 1 milhão de reais e atendeu 60 projetos que têm previsão para serem finalizados este ano.