Histórico

Com início das operações em 1975, como então Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, a Fundep foi criada em um período transformador da área de Ciência e Tecnologia no Brasil. A Reforma Universitária do ano de 1968 havia redefinido o papel da universidade no país, associando o ensino e a pesquisa com a pós-graduação. O objetivo era proporcionar a formação avançada de recursos humanos e a geração de conhecimentos e tecnologias nacionais de alto nível.

Desde 1945, com a federalização de universidades e instituições de ensino superior, o setor vinha sendo transformado no Brasil, com investimento na formação avançada de professores, criação de órgãos de fomento à pesquisa e novas políticas de ensino, pesquisa e de incentivo à Ciência e Tecnologia. Na década de 1970 no Brasil, em um período turbulento da história brasileira, implantou-se uma política governamental voltada para o progresso científico e tecnológico sob controle do Estado. Surge, assim, a institucionalização da pesquisa nas universidades, por meio da implantação de um parque de cursos de pós-graduação e da criação da infraestrutura para a execução dos trabalhos.

Ao mesmo tempo, os recursos passaram a ser externos à Universidade e dependentes de aprovação em agências financiadoras. Nesse contexto, torna-se frequente, para os idealizadores de projetos acadêmicos e de pesquisa, a demanda pela administração dos convênios para repasses de verbas e várias outras formas de destinação de recursos para as pesquisas, como acordos, contratos, auxílios e financiamentos de instituições e parceiros externos.

A Fundep nasceu, assim, a partir da necessidade da UFMG de obter suporte em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com a mobilização de grupos de pesquisa dos Departamentos dos Institutos de Ciências Biológicas (ICB) e Ciências Exatas (Icex) da Universidade, a Fundação teve seu estatuto aprovado pelo Conselho Universitário em 29 de novembro de 1974. Sua finalidade, naquele momento, era a de proporcionar à UFMG mais agilidade e competitividade na captação de recursos junto às agências de fomento.

No dia 17 de fevereiro de 1975, a Fundep iniciou suas atividades.

Entidade de direito privado, reconhecida pelos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como Fundação de Apoio da UFMG, com o passar do tempo, a competência adquirida em gestão de projetos foi demandada por parceiros externos e, com a permissão da UFMG, a Fundep passou a oferecer suporte também a outras Instituições de Ciência e Tecnologia.

Confira nesta linha do tempo os fatos marcantes da história da Fundep.