Fundep cria conta bancária para apoiar ações da UFSM de suporte a vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Comunidade acadêmica da Federal de Santa Maria, apoiada pela Fundep e referência para 40 municípios gaúchos, se desdobra entre reorganizar seus campi afetados pela tragédia e prestar suporte às vítimas das enchentes

Na pior enchente da sua história, o Rio Grande do Sul contabiliza 1,5 milhão de moradores de 85% dos seus municípios afetados pela tragédia climática que se abate sobre a região. São mais 240 mil pessoas desalojadas, mais de 200 mortos ou desaparecidos e um incontável número de animais vitimados pelas enchentes.

Frente a esse cenário, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que é referência para 40 municípios gaúchos, criou uma grande rede de solidariedade. Enquanto somam suas próprias perdas, docentes, servidores técnicos administrativos e estudantes estão promovendo ações de reconstrução das vidas - humanas e animais - e do próprio estado do Rio Grande do Sul.

Como fundação que apoia os projetos de ensino pesquisa e extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desde 2021, a Fundep soma-se às ações da UFSM em apoio as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Para tanto, a Fundep criou uma conta bancária exclusiva para receber doações para a UFSM.

Os interessados podem realizar a transferência, de qualquer valor, para: Banco do Brasil Ag.: 1.615-2 C/c: 963.747-8. A prestação de contas de todo o valor arrecadado será feita no site da própria Fundep.

Danos ao acervo da editora e documentos institucionais

As fortes chuvas também trouxeram grandes danos internos para a instituição. O Departamento de Arquivo Geral da UFSM (DAG) reúne esforços para avaliar as perdas e começar o processo de restauração dos documentos institucionais que estavam armazenados no Arquivo Permanente da instituição e foram danificados pela água.

Um mutirão de estudantes de Arquivologia, servidores da Universidade, além de integrantes do 4º Batalhão de Logística do Exército Brasileiro foi formado para avaliar cerca de 8 mil caixas atingidas. Estão sendo utilizados desumidificadores e termo-hidrômetros - instrumentos destinados para medida de temperatura e umidade ambiente - para restauração dos documentos.

Além disso, a Editora UFSM, que também está localizada no subsolo, foi atingida e calcula-se que cerca de 80% do estoque de livros da editora foi destruído pela água. Voluntários e terceirizados da Universidade também têm trabalhado na separação e tentativa de recuperação do material.

Confira as ações desenvolvidas pela comunidade da UFSM em apoio às vítimas da tragédia

SOS Comunidades

O projeto de extensão SOS Comunidades, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo da UFSM, está arrecadando alimentos não-perecíveis, itens de higiene e limpeza, vestuários e donativos para pessoas atingidas. Divididos em subgrupos, o movimento atua nos campos de saúde, acolhimento animal, limpeza de locais afetados e distribuição de alimentos. Interessados se voluntariar para atuar juntos às equipes, podem entrar em contato pelo e-mail ufsm.soscomunidades@gmail.com ou pelo perfil no instagram.

Rede de Apoio para Animais Resgatados

O serviço Rede de Apoio para Animais Resgatados atende cães e gatos encontrados durante as ações de acolhimento e resgate às vítimas. Os animais ficam alojados no pavilhão InovaTec UFSM Parque Tecnológico da UFSM, em Camobi, para serem testados e microchipados. Todos os cães e gatos terão fotos postadas no perfil do SOS Comunidades. Interessados em se voluntariar ou fazer qualquer tipo de doação, também podem entrar em contato pelo perfil do Instagram.

Além de receber os animais, a Rede solicita doações para atendimento. Itens como ração para cães e gatos, caixinhas e areia para gatos, cobertores, coleiras e cordas, antipulgas, vermífugo, jornais, papelão, tapetinho sanitário, comedouros ou potes de sorvete, e produtos de limpeza podem ser doados. Os interessados em ajudar, podem entrar em contato pelo perfil no instagram, pelo telefone (55) 99689-0029 ou pelo e-mail atleticavet.ufsm@gmail.com

Apoio ao reparo a eletrônicos danificados

O Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas UFSM também é uma iniciativa de apoio. O grupo voluntário está se disponibilizando para atuar na reparação de eletrodomésticos e eletrônicos danificados. A avaliação e o reparo dos equipamentos são gratuitos e estão sendo realizados no Centro de Tecnologia da UFSM. Os interessados em contribuir para a arrecadação de recursos para consertos, podem entrar em contato pelo perfil do instagram.