Fundep divulga resultado do concurso fotográfico Lentes Acadêmicas

_Com mais de 150 inscrições, concurso premiou 11 registros nas categorias Ciências da Vida, Ciências da Natureza e Humanidades, além de premiações especiais para projetos com apoio Fundep e diversidade _

A Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) anunciou, nesta terça-feira (14/11), o resultado do concurso fotográfico Lentes Acadêmicas. A premiação recebeu mais de 150 inscrições e premiou 11 fotografias, em três categorias principais - Ciências da Vida, Ciências da Natureza e Humanidades - e duas premiações especiais – Apoio Fundep e Diversidade. Os autores das melhores fotos vão receber vales-compra, tablets, celulares e notebooks.

Lançado durante as comemorações do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador e Pesquisadora (8 de julho), o concurso teve como objetivo destacar as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bem como ampliar os bancos de imagens da Fundação e da Universidade. “A iniciativa fortalece o compromisso da Fundep de promover e dar visibilidade às atividades de ciência, pesquisa e extensão que são desenvolvidas na UFMG”, pontua Mariana Conrado, coordenadora de Comunicação e Marketing da Fundep.

Comissão julgadora destaca diversidade e riqueza das fotografias

Um dos objetivos do concurso é prestar apoio a divulgação científica, apresentando ao público externo o que é produzido dentro da UFMG. “Democratizar o acesso à informação é um papel importantíssimo da instituição, e a fotografia desempenha uma função fundamental. Vivemos numa era muito imagética, logo, contar com fotos que mostrem um pouco do cotidiano do campus, das pesquisas e trabalhos que são desenvolvidos aqui é muito importante para que a gente possa cumprir esse papel de democratizar a ciência.” explica Luciana Julião, jornalista servidora do Centro de Comunicação da UFMG e uma das integrantes da Comissão Julgadora do concurso.

As fotos premiadas foram escolhidas após análise da comissão formada por cinco integrantes. Eduardo Mascarenhas, professor da Escola de Arquitetura e um dos jurados do Lentes Acadêmicas, destaca a diversidade e riqueza das fotografias submetidas a premiação. "Sempre que percorremos a transversalidade da Universidade nós somos surpreendidos com coisas muito interessantes. Coisas que a gente não vê no dia a dia, como pesquisas, trabalhos e atuações de extensão. As imagens que trazem isso são várias e muito impactantes. Isso enriquece e amplia a noção de Universidade e o seu papel", aponta o docente.

A comissão julgadora foi integrada ainda pelos docentes André Mendes, do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (DCS/Fafich) e Anna Karina Bartolomeu, da Escola de Belas Artes, além da designer Míriam Aguiar, da Comunicação e Marketing da Fundep.

Os vencedores do concurso receberão prêmios como vales-compra, aparelhos celulares, tablets e notebooks.

Confira abaixo os vencedores:

Categoria Ciências da Vida:

3º lugar - Reconectando com a natureza por meio de perspectivas sensoriais

A fotografia, de autoria de Luana Margarida Sabino Lobo, mostra integrantes do grupo de idosos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS-BH) durante a Trilha dos Sentidos, realizada pelo projeto Reconectar do Programa Estação Ecológica da UFMG (PROECO). A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos visitantes uma experimentação da natureza por meio dos sentidos.

2º lugar – Exame intraoral

De autoria de Maria Clara Teixeira Capanema, a imagem registra a realização de um exame intraoral, na Faculdade de Odontologia da UFMG. O teste é uma avaliação geral da condição intrabucal do paciente, possibilitando a identificação preliminar de problemas na saúde bucal.

1º lugar - O primeiro olhar para o mundo

A imagem campeã da categoria foi registrada por João Vitor Santana Prates durante o seu projeto de mestrado em produção animal, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA-UFMG). A fotografia foi tirada durante uma das fases do projeto, que inclui a incubação de ovos de codorna, capturando o momento do nascimento de uma das aves e seu primeiro contato com o mundo.

Categoria Ciências da Natureza:

3º lugar - Robô seguidor de linha

A fotografia apresenta um robô seguidor de linha desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial em Engenharia Elétrica (PETEE), do qual o autor da foto, Gabriel Lyan Barbosa de Assis, é membro. Na época do registro, o grupo se preparava para a Competição de Robôs Autônomos (coRa). O evento, idealizado pelo PETEE, permite que os participantes usufruam do suporte e materiais do programa para montar e programar robôs, que são expostos na competição.

2º lugar – Túnel do conhecimento

Capturada na biblioteca central, a foto é de autoria de Davi Felipe Pereira Ventura Cândido e faz uso da geometria do local para retratar a rotina de estudos dos integrantes da comunidade acadêmica da UFMG.

1º lugar – Espectroscopia

Registrada por Ricardo de Oliveira Correia, a imagem vencedora apresenta uma espectroscopia, realizada no Laboratório de Engenharia de Polímeros e Compósitos (LEPCom). A técnica, baseada na aplicação de radiação eletromagnética, como laser e infravermelho, sobre uma amostra, possibilita a detecção, quantificação e caracterização de compostos de um material.

Categoria Humanidades:

3º lugar – Finesse

A foto, de Ernane Henrique de Oliveira, captura a performer Mariana Rocha durante o show de poesia sonora com Marcelo Kraiser. O evento fez parte do projeto Quarta Doze e Trinta, que abre espaço para artistas iniciantes e consagrados se apresentarem na UFMG.

2º lugar - Berço Aquático

Otávio Júnior da Costa (Otávio Kaxixó), autor da fotografia, retrata a inter-relação entre o povo Kaxixó e a natureza, apresentando um indígena em meio a água. A foto, que transmite liberdade, foi tirada em território indigena Kaxixó, durante a pandemia da Covid-19.

1º lugar - Registrando a Consciência

Realizado por Lara do Prado Cunha, o registro que ganhou a categoria foi feito na Sala da Consciência do Museu Itinerante Ponto UFMG. Na sala, um vídeo é projetado em um semi globo para instigar reflexões sobre poluição e aquecimento global A iniciativa visa promover a conscientização ambiental entre seus visitantes, utilizando recursos tecnológicos.

Categoria Apoio Fundep:

Sorria

A foto, feita por Vitor Maia Ferreira, mostra os bastidores do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), apoiado pela Fundep há 25 anos. O Nupad é um órgão complementar da Faculdade de Medicina da UFMG e referência na triagem neonatal.

Categoria Diversidade:

O corpo negro no esporte branco

De autoria de Rita de Cassia Marques, a fotografia aborda a presença da pele negra no contexto do tênis, espaço pouco ocupado por figuras negras. A autora é negra, tenista amadora e servidora lotada no Centro Esportivo Universitário da UFMG (CEU).

Texto: Marco Tulio Bayma Edição: Tacyana Arce