
Fundep
Vaga: Bolsista de Pesquisa – Desenvolvedor
Bolsista de Pesquisa – Desenvolvedor
Publicado em: 09/01/2026
O Núcleo de Inteligência Artificial Responsável para Saúde (NIAR Saúde UFMG) tem como objetivo projetar, implementar, validar, demonstrar e operar processos, metodologias, técnicas e tecnologias para garantir a responsabilidade no acesso a dados de saúde e na construção e utilização de modelos de inteligência artificial e afins com esses dados.
Dentre as atividades a serem desempenhadas, destacamos:
- Implementação de novas tarefas de processamento usando o framework Lemonade, utilizando Python e Apache Spark;
- Testar as implementações usando dados reais;
- Analisar desempenho do processamento;
- Analisar e avaliar bibliotecas de visualização de dados;
- Implementar interface de usuário, onde haverá escolha dos dados, parâmetros, acompanhamento da execução (feedback) e exibição de resultados.
Pré-requisitos:
- Conhecimento de Python;
- Conhecimento de algoritmos de aprendizado de máquina;
- Conhecimento de processos de transformação de dados e linguagem SQL.
Atenção: Não é permitido o acúmulo de bolsas/estágio. Seleção por fluxo contínuo: ficará aberta até o preenchimento das vagas.
Projeto: NIAR Saúde
Número do Projeto: 31816
Formação: Mestrado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou áreas afins.
Salário/Bolsa: R$ 6.000,00
Local de Trabalho: Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas da UFMG (DCC/ICEx)
Contato: Interessados devem preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/cUJG1onFbXaqsGVX9.

