Vaga: Bolsista de Pesquisa – Desenvolvedor

Fundep

Vaga: Bolsista de Pesquisa – Desenvolvedor

Bolsista de Pesquisa – Desenvolvedor

Publicado em: 09/01/2026

O Núcleo de Inteligência Artificial Responsável para Saúde (NIAR Saúde UFMG) tem como objetivo projetar, implementar, validar, demonstrar e operar processos, metodologias, técnicas e tecnologias para garantir a responsabilidade no acesso a dados de saúde e na construção e utilização de modelos de inteligência artificial e afins com esses dados. 

Dentre as atividades a serem desempenhadas, destacamos:

  • Implementação de novas tarefas de processamento usando o framework Lemonade, utilizando Python e Apache Spark;
  • Testar as implementações usando dados reais;
  • Analisar desempenho do processamento;
  • Analisar e avaliar bibliotecas de visualização de dados;
  • Implementar interface de usuário, onde haverá escolha dos dados, parâmetros, acompanhamento da execução (feedback) e exibição de resultados.

Pré-requisitos:

  • Conhecimento de Python;
  • Conhecimento de algoritmos de aprendizado de máquina;
  • Conhecimento de processos de transformação de dados e linguagem SQL.

Atenção: Não é permitido o acúmulo de bolsas/estágio. Seleção por fluxo contínuo: ficará aberta até o preenchimento das vagas.

Projeto: NIAR Saúde

Número do Projeto: 31816

Formação: Mestrado em Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou áreas afins.

Salário/Bolsa: R$ 6.000,00

Local de Trabalho: Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas da UFMG (DCC/ICEx)

Contato: Interessados devem preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/cUJG1onFbXaqsGVX9.