
UPA Centro Sul
Referência em atendimento de saúde, Unidade de Pronto Atendimento da região Centro Sul de Belo Horizonte é gerida pela Fundep
Inaugurada há cerca de 15 anos, a Unidade de Pronto Atendimento Centro Sul (UPA-CS) é referência de atendimento em âmbito municipal e tem gestão da Fundação de Apoio da UFMG, por meio de convênio firmado com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). A parceria permite que haja celeridade no atendimento e informatização dos processos de gestão da Unidade, que tem sistema de controle de insumos e medicamentos necessários para o seu funcionamento.
“O modelo de gestão realizado pela Fundep no Hospital Risoleta Tolentino Neves à época da construção do equipamento habilitou a Fundação a estar à frente da UPA Centro Sul. Atualmente é a uma das principais unidades de atendimento da capital e está na área hospitalar, atendendo pacientes de alta complexidade”, explica a coordenadora da Unidade, Chirley Rodrigues.
A UPA-CS conta com o apoio de 270 funcionários divididos entre as equipes assistencial (médicos, enfermeiros e assistentes sociais) e técnica (porteiros, técnicos de enfermagem, patologia, radiologia, auxiliares de farmácia e administrativos), além dos profissionais de higienização e serviços gerais. A unidade funciona 24 horas por dia e atende a pacientes por demanda espontânea (procura do próprio paciente) ou por chamadas de referência encaminhadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Belo Horizonte e Polícia Militar.
Por meio do convênio com a PBH são disponibilizados 45 leitos aos pacientes que necessitam de observação e internação, sendo divididos em 7 leitos de sala de emergência (cuidado prestado aos pacientes que necessitam de transferência para unidades ou centros de terapia intensiva) e 38 leitos de enfermaria.
Até o mês de julho de 2022, foram registrados 42.486 atendimentos de urgência e emergência na unidade, sendo 88,2% referentes a atendimentos de clínica médica e 11,8%, de clínica cirúrgica.
A estrutura da unidade contempla também seis consultórios médicos e salas de emergência, medicação, sutura, observação e decisão clínica. No âmbito administrativo, há os setores de Recursos Humanos, Financeiro, Segurança do Trabalho, Arquivamento e Prontuário Médico, Farmácia, Serviço Social, Posto de Coleta, Rouparia e Almoxarifado.
A equipe de atendimento e saúde da unidade já passou por capacitações junto ao Hospital Sírio Libanês, como parte do Projeto SEPSE, do Ministério da Saúde, voltado para mais de 60 UPAs em todo o país e, também, pelo Projeto Lean, com o objetivo de tornar o atendimento mais ágil, humanizado e qualificado nos serviços de emergência da rede pública de saúde.
Os desafios da pandemia de covid-19
Por ser uma unidade de saúde localizada na região central da capital e próxima de albergues e abrigos da prefeitura, a UPA Centro-Sul tornou-se referência no atendimento à população de rua. No período da pandemia houve, por exemplo, o registro de atendimento de 2,5 mil pessoas em situação de rua com sintomas respiratórios.
Em virtude da pandemia de covid-19, a Unidade de Pronto Atendimento foi transformada em centro especializado no atendimento aos pacientes da doença. Com estrutura para casos de alta complexidade - o que inclui uso de respiradores artificiais e atendimento de pacientes graves, que demandavam internação em terapia intensiva até que fossem liberados leitos nos hospitais públicos da rede SUS-BH – a unidade disponibilizou cerca de 30 leitos de CTI e 38 de enfermaria para o atendimento emergencial. A unidade tornou-se referência para as demais UPAs de Belo Horizonte com a ampliação da sua capacidade de atendimento entre março a outubro de 2021.
Ficha técnica:
Título: Prestação de serviços para o desenvolvimento de atividades assistenciais de saúde e de programas de ensino, pesquisa e extensão, por meio de investimentos e custeios, visando a melhoraria do atendimento à população.
Descrição: Cooperação mútua para o desenvolvimento de atividades assistenciais de saúde e de programas de ensino, pesquisa e extensão, por meio de investimentos e custeios, visando a melhorar o atendimento a fim de propiciar a Unidade de Pronto Atendimento Centro-Sul (UPA-CS) a capacidade operacional no atendimento à população, bem como a complementação da formação acadêmica e profissional dos alunos e residentes da Universidade Federal de Minas Gerais.
Coordenação: Chirley Madureira Rodrigues
Financiador: Munícipio de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Saúde
Data de início/encerramento: A Fundep faz a gestão administrativa e financeira da Unidade de Pronto atendimento Centro-Sul desde sua abertura em 2008.