CTE UFMG

CTE UFMG

Centro de Treinamento Esportivo

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) é um órgão complementar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Inaugurado no dia 21 de dezembro de 2015, o CTE UFMG tem como missão contribuir para a melhoria dos resultados do esporte de alto rendimento em Minas Gerais. O objetivo é promover a excelência no desenvolvimento integrado da ciência e tecnologia aplicadas e, para isso, além de possuir instalações esportivas de alta qualidade, suas ações são realizadas em cooperação com diversos cursos da universidade como Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia e Enfermagem.

Sérgio Teixeira da Fonseca, diretor do CTE, ressalta que o espaço facilita a interação multidisciplinar e o que se pretende é oferecer um atendimento em várias dimensões. “Não é apenas o treinamento, mas a descoberta de novas maneiras de treinar, de prevenir lesões, de formar pessoal adequado. Isso vai permitir que aquilo que é criado aqui dentro venha a beneficiar a sociedade em outros locais", completa.

Padrão Internacional

Localizado dentro do Centro Esportivo Universitário (CEU) da UFMG, o CTE possui uma infraestrutura de padrão internacional para a prática de esportes aquáticos, atletismo, formação e preparação de atletas. O complexo chamou a atenção dos Comitês Olímpico e Paraolímpico Britânico e a Universidade recebeu essas equipes de atletas para a preparação e treinamento para a edição dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio em 2016.

A primeira etapa do projeto foi inaugurada em 2012 com a pista de atletismo de classe mundial, certificada como Classe 1, a máxima concedida pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) por atender às necessidades de atletas de alto rendimento nas provas de corridas, saltos e lançamentos.

cte3.png

Além disso, o Centro possui um dos mais modernos parques aquáticos na América do Sul, inaugurado em dezembro de 2015. A piscina olímpica, com 65 m x 22,5 m, é dotada de um sistema de boulkhead (borda móvel) – pioneiro na América Latina – que possibilita sua reconfiguração de acordo as especificidades de cada modalidade e favorece treinamentos simultâneos de um grupo maior de nadadores. O parque aquático também conta com banheiras térmicas e saunas para a recuperação física dos atletas após as sessões de treinamento.

O desenvolvimento do projeto do CTE foi realizado com a parceria entre a UFMG, a Minas Gerais Participações (MGI) e o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).

A Fundep foi responsável por realizar a gestão administrativo-financeira da obra do Centro. Esse gerenciamento envolveu atividades em diversas áreas, como finanças, pessoal, jurídica, compras e importação – com destaque para aquisições diversas de materiais de obras e equipamentos de piscina. Além disso, a Fundação foi responsável pelo planejamento e execução de todo o empreendimento, no valor de R$ 53 milhões.

Confira o website do projeto.

Centro de Treinamento Esportivo (CTE)

Descrição: O Centro de Treinamento Esportivo (CTE), que é órgão complementar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, tem como missão contribuir para a melhoria dos resultados do esporte de alto rendimento em Minas Gerais.

Coordenação: Nelson Rodrigues Da Costa

Execução: ProPlan Pró-Reirotira Planejamento UFMG

Financiadora: Secretaria de Estado de Esportes - SEESP/MG

Data de início: 07/2014

Término previsto: 02/2016