
19 de outubro de 2026
UFMG é a federal com produção científica de maior impacto em citações, diz levantamento de Stanford
Sessenta e quatro pesquisadores de 34 áreas da Universidade figuram na lista organizada em parceria com a Elsevier, entre eles, profissionais apoiados pela Fundep
Igualando sua melhor posição alcançada em 2023, a UFMG teve 64 nomes listados na mais recente edição do ranking de pesquisadores com maior impacto em citações científicas de todo o mundo. Organizada pela Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, e disponível no repositório Elsevier, empresa de análise de informações científicas, a classificação sistematiza seus dados no agregador TOpSciNet, que pode ser consultado na internet. A edição do levantamento Stanford/Elsevier publicada em cada ano nessa plataforma lista os pesquisadores com produção científica de maior impacto em citações registradas no ano anterior.
O resultado de 2026 (referente a citações coletadas em artigos publicados de janeiro a agosto de 2025) situa a UFMG como a federal brasileira com a produção científica de maior impacto. O resultado desta edição é o melhor da série histórica da Universidade: em 2025, a UFMG teve 57 pesquisadores citados; em 2024, 58; em 2023, o mesmo número de agora, 64; em 2022, 58; em 2021, 49; e, em 2020, 41.
No universo científico, a citação qualificada pelos pares – que se materializa quando cientistas que investigam temas semelhantes ou correlacionados ao de um colega tomam o seu trabalho como ponto de partida ou referência para suas investigações – é um dos principais indicadores do valor e da relevância das pesquisas feitas por um pesquisador.
Top 3 na UFMG
Os três pesquisadores da UFMG mais bem colocados no ranking já figuravam em edições passadas: a professora Deborah Carvalho Malta, da Escola de Enfermagem, que ocupa a posição 68 no mundo na área de Saúde Pública e a posição 7.138 no ranking geral, o professor Herman Sander Mansur, da Escola de Engenharia, posição 276 na área de Materiais e 14.647 no ranking geral mundial, e o professor Ado Jório de Vasconcelos, do Instituto de Ciências Exatas (Icex), posição 327 na área de Física Aplicada e 17.960 no ranking geral mundial.
No atual levantamento, chama atenção o fato de que, em três áreas, a UFMG aparece com cinco ou mais nomes na lista dos cientistas mais citados. São cinco pesquisadores na área de Química Medicinal e Biomolecular, cinco na de Sistema Cardiovascular e Hematologia e sete na de Odontologia. Ao mesmo tempo, os 64 profissionais da UFMG listados pela Universidade de Stanford estão distribuídos em 34 áreas diferentes, numa demonstração de que a excelência da Universidade é equilibrada em suas várias redes de pesquisa.
Saiba mais sobre o ranking clicando aqui.
Com informações da UFMG.

