16 de dezembro de 2025

Etapa 1 do Seriado UFMG reúne 37 mil candidatos em sete cidades mineiras

Abstenção foi de 18%, índice inferior ao do Enem e de outros processos seletivos

Mais de 37 mil candidatos fizeram, neste domingo, dia 14, a prova da etapa 1 do Seriado UFMG, nova modalidade de ingresso que vai preencher 30% das vagas de graduação a partir de 2028. As provas foram realizadas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Montes Claros, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. A abstenção foi de 18%, inferior à do Enem 2025, que alcançou 27% no primeiro dia e 30% no segundo dia. Ao todo, 45.571 candidatos se inscreveram no processo.

Quarenta e nove locais receberam as provas do processo seletivo, sendo 20 em unidades da UFMG (campi Pampulha e Montes Claros e Escola de Arquitetura, e 29 em outros espaços distribuídos em sete municípios). Na capital mineira, o campus Pampulha e a Escola de Arquitetura reuniram 9.647 candidatos. Outra grande concentração de concorrentes em BH se deu nas unidades da PUC Minas, que receberam 15.098 pessoas. A Fundep apoia a UFMG na execução do Seriado, com suporte logístico e sistema especializado de inscrições.

A reitora Sandra Goulart Almeida, que acompanhou o processo no campus Pampulha, disse em entrevistas que a adoção do Seriado é resultado de um esforço para aproximar a UFMG da educação básica. “Era necessário oferecer ao estudante outra oportunidade de acessar o ensino superior. O Seriado possibilita ao candidato fazer provas separadas, uma a cada ano, no lugar de um exame mais complexo e longo, o Enem. O próprio número de inscritos demonstra que havia mesmo essa demanda. Se o aprendizado é individualizado, devemos oferecer formas diversas de entrada na universidade”, defendeu a reitora.

O pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, também fez um balanço positivo da Etapa 1 do processo avaliativo e indicou que melhorias serão empreendidas no próximo ano, principalmente em relação à oferta de banheiros e ambientes de fornecimento de alimentação e água, problemas identificados por candidatos e familiares. “Vamos estudar essas questões e propor medidas para aprimorar essa logística”, garantiu o pró-reitor, que também adiantou que novas cidades deverão ser incorporadas como sedes do Seriado já em 2026.

Avaliação em três etapas

O Seriado UFMG é uma forma adicional de seleção para os cursos de graduação da Universidade. Os estudantes serão avaliados em três etapas, cada uma delas relativa a cada ano do ensino médio.

A modalidade passa a coexistir com o processo que combina o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), além dos demais processos seletivos existentes na instituição. Os candidatos que fizerem as três etapas do ciclo 2025-2027 concorrerão a 30% das vagas para ingresso nos cursos de graduação da Universidade, com entrada a partir de 2028.

A UFMG definiu os dias 12 e 13 de dezembro de 2026 (sábado e domingo) para aplicação das provas da Etapa 2 do ciclo 2025-2027 e da Etapa 1 do ciclo 2026-2028 do processo seletivo seriado.

Também estão definidas as obras literárias e artísticas que serão cobradas no ano que vem. No caso da Etapa 2 do ciclo 2025-2027, os candidatos deverão se debruçar sobre os livros São Bernardo, de Graciliano Ramos, Sobrevivendo ao racismo: memórias, cartas e o cotidiano da discriminação no Brasil, de Luana Tolentino, e sobre o documentário Balé de pé no chão – a dança afro de Mercedes Baptista, de Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro.

Na Etapa 1 do ciclo seriado 2026-2028, por sua vez, as obras indicadas são os livros O quinze, de Rachel de Queiroz; Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, e o álbum Txai, de Milton Nascimento.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFMG