
10 de abril de 2025
Fundep apresenta modelo de gestão de projetos de ponta a ponta para coordenadores de institutos de pesquisa da Marinha Brasileira
Representantes da Fundação conheceram as instalações do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPQM), que compõe o Núcleo de Inovação Tecnológica da Marinha (NIT-MB), apoiado pela Fundep
Uma visita a dois dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Núcleo de Inovação Tecnológica da Marinha (NIT-MB), apoiado pela Fundação de Apoio da UFMG desde 2013, marcou o início do mês na Fundep. O objetivo foi apresentar o modelo de gestão de ponta a ponta adotado pela Fundação para aprimorar a gestão de projetos, escutando também as demandas dos pesquisadores. Juntos, o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) têm 16 projetos sob gestão financeira e administrativa da Fundep.
A visita, realizada ao longo de dois dias no Rio de Janeiro, contou com uma programação dedicada ao alinhamento e ao compartilhamento de expectativas. A presença do presidente da Fundação, professor Jaime Arturo Ramírez, reforçou o compromisso institucional com a excelência na gestão de projetos e o diálogo direto com as equipes dos institutos, contribuindo para o fortalecimento das relações.
Fundep apresenta como modelo de ponta a ponta impacta positivamente gestão de projetos
Com implantação iniciada em 2022 e consolidada no ano passado, o modelo de gestão de ponta a ponta resultou em um aumento significativo da eficiência em compras para projetos geridos pelo Centro Integrado de Atendimento a Instituições de Ciência e Tecnologias Apoiadas (CIA ICTs Apoiadas), que atende às ICTs externas à UFMG. Os resultados mais expressivos foram obtidos no tempo de compras que se beneficiam da inexigibilidade de licitação. Em 2022, apenas 8,04% das compras eram feitas em prazo inferior a 20 dias e 69,64% das compras foram executadas com mais de 60 dias. Em 2024, 70,97% das compras foram feitas em até 20 dias e apenas 0,65% em tempo superior a dois meses.
“Investir no aprimoramento dos processos não apenas torna a Fundep mais eficaz e eficiente, mas, sobretudo, tem impactos positivos para a condução dos projetos de pesquisa e sabemos que é essa excelência que os senhores esperam de nós”, disse o professor Jaime Ramírez.
Gestores buscam alinhamento institucional e operacional para aprimoramento contínuo do atendimento
As equipes visitaram ainda as instalações do IPqM, realizando reuniões com coordenadores para alinhamento de processos, e conhecendo pessoalmente alguns projetos apoiados pela Fundação. A coordenadora da CIA ICTs Apoiadas, Grazielle Naves, explicou o caráter institucional e operacional da iniciativa. “Nosso objetivo foi estabelecer uma aproximação com os coordenadores de ambos os institutos, coletando feedbacks sobre as operações que realizamos com eles, além de apresentar como são realizados os processos da gestão administrativa e financeira dos projetos pela Fundep”, explicou.
Gerente da área de Negócios e Parcerias (NP), considerada porta de entrada de um projeto na gestão de ponta a ponta, Rejane Martins ajudou a tirar dúvidas dos servidores dos dois ICTs acerca da gestão de projetos da Fundep. “Com as reuniões pudemos explicar a função de cada setor do ponta a ponta, e o papel de cada equipe durante todo o processo. Inclusive, alguns pesquisadores aproveitaram a oportunidade para apresentar alguns projetos futuros que vão ser realizados pelas instituições”. A NP é responsável por planejar e negociar os projetos gerenciados pela Fundep, assegurando que cada etapa seja realizada com excelência.
Equipes Fundep têm oportunidade de conhecer, presencialmente, pesquisas que apoiam
Durante a visita, a equipe teve oportunidade de conhecer a estrutura do Navio Polar Almirante Maximiano, usado em pesquisas na Antártica, que, em 2008, passou por extensão manutenção cujo projeto foi apoiado pela Fundep e hoje é o principal ponto de apoio para pesquisas sobre a Antártica, como as várias conduzidas pela UFMG, que também recebem apoio da Fundep .
O diretor do CHM, Comandante Daniel Peixoto de Carvalho, o Vice-almirante Marco Antônio Linhares Soares e o Comandante de mar e guerra Luiz Ricardo Batista Ramalho apresentaram às equipes ainda outro navio de pesquisa, o Hidroceanográfico Vital de Oliveira (NPqHo), utilizado pelo CHM para pesquisas na costa marítima brasileira. A embarcação está em um processo de manutenção, apoiado pela Fundep, iniciado em 2022 que tem previsão para terminar ainda em 2025.
Além disso, os coordenadores do CHM apresentaram um equipamento autônomo submerso (AUV), que faz parte do Projeto REMO Observacional, que visa elaborar um sistema de monitoramento das condições meteorológicos e oceanográficas ao longo de toda a costa brasileira e região oceânica adjacente. O projeto está sob gestão da Fundep desde 2024, e o equipamento foi uma das aquisições importadas pela Fundação
A Fundep espera visitar mais instituições apoiadas durante o ano, para coletar mais retornos dos pesquisadores e conhecer mais os projetos.
Sobre o NIT-MB
O Núcleo de Inovação Tecnológica da Marinha (NIT-MB), criado em 31 de julho de 2009, forma a união do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPQM), do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), do Instituto do Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e do Centro de Análises de Sistemas Navais (Casnav). O NIT é o responsável pela gestão da propriedade intelectual e pelo assessoramento na gestão da inovação no âmbito da Marinha do Brasil.