18 de março de 2025

Fundepar lança 2º ciclo do Motirõ durante evento na UFMG

Lançamento do novo ciclo foi feito durante o Pacto da Ciência pela Inovação em Minas Gerais realizado a UFMG

Estão abertas as inscrições para o 2º ciclo do programa Motirõ. Até o dia 17 de abril, pessoas interessadas em desenvolver capacidades relacionadas à modelagem de negócios de impacto podem se inscrever na Formação e participar de aulas com especialistas da UFMG e convidados.

Além disso, empresas, projetos e iniciativas de impacto socioambiental podem ser inscritos para a Aceleração de Empresas, que promoverá workshops, mentorias e acompanhamento individualizado para os participantes. O Motirõ é gratuito e aberto a todos os públicos.

Para se inscrever, basta acessar a página do Motirõ no site da Fundepar e preencher o formulário. O programa também possui uma página no Instagram (@motiro.fundepar).

Lançamento do 2º ciclo integrou evento de inovação da UFMG

O lançamento da nova chamada foi feito, na segunda-feira (17), durante o Pacto da Ciência pela Inovação em Minas Gerais, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao longo do dia, representantes do poder público, do setor privado e do ecossistema da UFMG debateram cenários e possibilidades de promoção da inovação em Minas Gerais.

Na abertura do evento, a reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida, destacou a importância de uma ação coordenada entre vários atores para a solução dos desafios da atualidade. “Grandes problemas não serão resolvidos de forma individualizada, nem por um setor apenas. A gente precisa é dessa articulação e dessa colaboração”, sintetizou a reitora.

O professor Jaime Ramírez, presidente da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), participou da mesa subsequente, “O ecossistema de inovação da UFMG”, e detalhou algumas ações da fundação voltadas para a inovação. Dois conjuntos de iniciativas foram destacados: a coordenação de três linhas do programa federal de Mobilidade Verde (Mover) e a atuação da Fundep para aproximar startups em fase inicial dos investimentos, por meio da Fundepar.

Ao falar sobre as ações da Fundepar, o professor Jaime Ramírez apresentou o fundo Seed4Science e o programa Arapy, enfatizando a importância de se apoiar inovações nas chamadas ciências duras, assim como naquelas de base social. De acordo com ele, a inovação nos campos de pesquisa dedicados à promoção da solução de problemas socioambientais merece tanta atenção quanto aquela desenvolvida por empresas de base tecnológica.

Criado em 2024, Arapy é um programa de investimentos que tem o objetivo promover iniciativas desse segmento. “Assim, a Fundep dá mais um passo. Vamos continuar apoiando as empresas do Seed4Science, mas inauguramos uma nova etapa para apoiar empresas que promovam impacto socioambiental positivo”, completou.

Além do presidente da Fundep, o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Fernando Reis, o diretor da CTIT, Gilberto Medeiros, e a professora da UFMG, Isabella Pordeus, participaram da discussão.

Confira a cobertura completa do evento no portal da Fundepar.

Texto: Ennio Rodrigues

Edição: Tacyana Arce

Imagens: Eduardo Gabão, Jebs Lima - Cedecom/UFMG e arquivo Fundepar