Instituições apoiadas pela Fundep se destacam em ranking de universidades mais sustentáveis do mundo

Revista Times Higher Education avalia as universidades que desenvolvem iniciativas para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU

O University Impact Rankings divulgou, nesta semana, a edição 2024 do ranking promovido pela revista britânica Times Higher Education (THE), com o objetivo de avaliar as universidades mais sustentáveis do mundo por meio das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Neste ano, o ranking avaliou 2.152 universidades de 125 países para produzir a classificação de impacto geral e classificou 1.963, número maior que na edição anterior, que foi de 1.591, tornando o Impact Rankings o maior ranking de sustentabilidade do mundo.

Na lista, 55 universidades brasileiras foram classificadas, entre elas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal do ABC (UFABC), instituições de ensino apoiadas pela Fundep.

Universidades se destacam em diferentes temas globais

As universidades, por meio da excelência em ensino, pesquisa e extensão, destacam a importância de abordagens holísticas aos desafios globais e do papel crítico da academia na promoção de mudanças sustentáveis.

A UFMG se destacou em primeiro lugar nas categorias que avaliaram os ODS 3 e 10, Saúde e Bem-estar e Redução das Desigualdades e, em segundo lugar no ODS 16, Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Representando a região Sul do País, a UFSM foi classificada entre as dez melhores universidades brasileiras no ranking geral e em relação aos objetivos de desenvolvimento sustentável destacou-se em segundo lugar nos objetivos 1 e 2, Combate à Pobreza e Combate à Fome, respectivamente, e em terceiro lugar no ODS 15, Vida na Terra.

A UFABC conquistou o primeiro lugar nos objetivos 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis e, 16, Paz, Justiça e Instituições Eficazes. E, a UFOP, foi classificada em quarto lugar no objetivo 4, Educação de Qualidade.

A importância dos objetivos de desenvolvimento sustentável

Criados em 2015 pela ONU, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. Os objetivos são divididos em 169 metas que tratam de vários temas importantes para o desenvolvimento humano em cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.