
Ibict
Ibict
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Desde 2013, a Fundep apoia as iniciativas de pesquisa e extensão do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Ao longo de quase 10 anos de parceria, a Fundação realizou a gestão administrativa e financeira de 157 projetos da instituição, com o atendimento especializado por meio de serviços como elaboração de propostas, controles financeiros com órgãos financiadores, aquisições de itens, contratações de pessoal, assessoria jurídica e prestação de contas.
Entre os projetos gerenciados pela Fundep, destaca-se um projeto no âmbito da educação. A iniciativa consistiu na elaboração e execução de uma proposta metodológica de monitoramento e avaliação no nível intermediário para a certificação das escolas participantes do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). As 74 instituições de ensino participantes do sistema passaram por consulta pública junto à comunidade escolar, capacitação e implantação do modelo de gestão disseminado pelo programa. A certificação do Pecim, estabelecida por portaria específica do MEC, considera os diferentes estágios de evolução das escolas e suas especificidades, de forma a avaliar e identificar o avanço nos níveis básico, intermediário e avançado. A realização da certificação possibilita que as escolas realizem uma reflexão sobre o seu avanço na implantação do Modelo de Gestão do Pecim.
Sobre o Ibict
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em 2022, a instituição completou 68 anos de atividades voltadas para a missão de promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura de informação em Ciência & Tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico-tecnológico do Brasil.
Desde sua criação, o Ibict assumiu o papel de centro de excelência de informação em C&T, desenvolvendo projetos de pesquisa, produtos e serviços para criar e integrar bancos de dados nacionais e sistemas de informação. O Instituto representa a vanguarda da informação no País e é referência internacional em acesso aberto à informação científica, avaliação do ciclo de vida, divulgação científica e preservação digital.
Entre os temas e áreas de atuação de destaque do Ibict estão o oferecimento de soluções informacionais sobre a covid-19, assumindo a construção e operação do portal do MCTI; o projeto BrCRIS (acrônimo para Current Research Information System) que estabeleceu um modelo único de organização da informação científica de todo o sistema de pesquisa brasileiro; e o projeto Hipátia, que cria modelos de preservação digital para implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis e que está sendo aplicado na pesquisa do TJMG.