
UFSM
UFSM
Universidade Federal de Santa Maria
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é uma instituição apoiada da Fundep desde 2021. São mais de 200 projetos assistidos pela Fundação, entre eles, o estudo clínico de avaliação da eficácia e segurança da vacina britânica na prevenção da covid-19, realizado por meio de parceria entre a Universidade Oxford (desenvolvedora do imunizante), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), concluído em 2023.
A pesquisa, que acompanhou voluntários em todo o País, apresentou resultados importantes para o combate à doença, entre eles eficácia de 93,6% contra a morte em idosos e de 63% contra infecções. Em 2024, os resultados gerais da pesquisa, incluindo as avaliações da aplicação da quarta dose do imunizante e a saúde das voluntárias que engravidaram durante o acompanhamento, entre outras variáveis, serão publicados pelos pesquisadores. Além da área da saúde e o apoio ao controle da covid-19, a Fundep também apoia projetos em diversas áreas do conhecimento dentro da UFSM.
Sobre a UFSM
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi criada em 14 de dezembro de 1960. Foi a primeira universidade federal criada no interior, fora de uma capital brasileira. Está localizada na cidade de Santa Maria (RS), onde são desenvolvidas a maior parte das atividades acadêmicas e administrativas. Atualmente, possui três campi fora da sede, nas cidades de Frederico Westphalen (RS), Palmeira das Missões (RS) e Cachoeira do Sul (RS).
A UFSM oferece ensino presencial e a distância, tendo cursos, programas e projetos nas mais diversas áreas do conhecimento humano. A Universidade oferece 127 cursos de graduação, sendo 24 licenciaturas no ensino presencial e 12 na modalidade de EAD, 78 bacharelados presenciais e 11 tecnólogos presenciais. Também oferece 108 cursos de pós-graduação, sendo 1 de pós-doutorado, 34 de doutorado, 60 de mestrado e 13 de especialização.
São aproximadamente 28 mil estudantes, 2 mil docentes e 2.5 mil técnicos administrativos em educação que, em conjunto com a sociedade, constroem essa instituição comprometida com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com foco no desenvolvimento humano. Já formou mais de 180 mil profissionais, esta é a maior entrega da UFSM para a sociedade: cidadãos qualificados que se inserem na estrutura social do trabalho e da geração de renda.