Ufop

Ufop

UFOP

Universidade Federal de Ouro Preto

A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) é instituição apoiada pela Fundep desde 2019. Em busca de desenvolvimento institucional e, em especial, do desenvolvimento da sociedade local e regional, a Ufop buscou na Fundep a gestão ampliada de projetos de pesquisa, ensino, captação e gestão de recursos que conectam a instituição com sistemas de ciência, tecnologia e inovação.

Desde 2019, a Fundep apoiou mais de 100 projetos da Ufop, em diversas áreas, como da saúde, ambiental, tecnológica e esportiva. A Fundação atua na gestão administrativa e financeira, auxiliando na elaboração do projeto, realização de compras, importações, contratações de serviços terceirizados, contratações de pessoas físicas e prestação de contas.

A oferta de formação continuada para os educadores da rede pública dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana (MG) é um exemplo dessa atuação. O projeto, com término previsto para 2026, tem o objetivo de construir propostas pedagógicas comprometidas com a revitalização das áreas atingidas, que alcancem professores e gestores da região da Bacia do Rio Doce, cuja atuação profissional está vinculada à educação básica em escolas públicas, em seus diferentes níveis e modalidades, por meio de cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão.

Outro projeto gerido pela fundação foi o de ‘Rastreio do Câncer do Colo do Útero no Município de Ouro Preto’. Foi possível realizar uma análise de diferentes regiões do estado, permitindo compreender que os problemas, de prevenção, diagnóstico e tratamento, identificados não são exclusivos de Ouro Preto.

O objetivo final do projeto é desenvolver estratégias para manter e ampliar o rastreamento da doença no município, podendo servir de modelo para que o Ministério da Saúde possa implementar no país. A Fundep realizou a prestação de serviço técnico especializado de gestão administrativo-financeira, com recursos aportados pela Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto.

Sobre a Ufop

A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) foi criada no dia 21 de agosto de 1969, a partir da junção das centenárias e tradicionais Escola de Farmácia e Escola de Minas. Ao longo dos anos, cresceu e ampliou seu espaço físico, ganhando novos cursos, professores e colaboradores.

A instituição é formada por três campi: Campus Morro do Cruzeiro em Ouro Preto; em Mariana o campus é formado pelos Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e o Instituto de Ciências Sociais aplicadas (ICSA) e em João Monlevade o campus é o Instituto de Ciências Exatas (ICEA).

Com atuação em todas as grandes áreas do conhecimento em nível de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e inovação, a instituição busca, especialmente por meio da extensão, desenvolver atividades afins com seus diversos públicos, priorizando o diálogo da universidade com a sociedade e fortalecendo atividades culturais e artísticas.