UFABC

UFABC

UFABC

Universidade Federal do ABC

A Fundep foi a responsável por gerenciar os recursos para a criação da Universidade Federal do ABC (UFABC), em 2006 e, desde então, as instituições mantêm sólida parceria. Em 2009, tornou-se a fundação de apoio da Universidade. Até 2022, cerca de 200 projetos no âmbito de pesquisa, apoio institucional, cursos, ensino, eventos, prestação de serviços, programas e projetos de extensão já foram apoiados.

Entre as iniciativas geridas estão os projetos da Unidade Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) em Materiais Funcionais, coordenada pelo Grupo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais (CTIM/UFABC), que são apoiados pela Fundep e tiveram suporte de diferentes equipes da Fundação em 2023.

O CTIM atende a diversos setores, como a indústria de transformação de polímeros, pneus, adesivos, embalagens, energia, óleo e gás, biotecnologia, defesa, indústria automobilística e aeronáutica, saúde, papel e celulose, entre outros. Em função das especificidades demandadas pelos projetos, foram realizadas reuniões diárias da equipe Fundep com a coordenação da Unidade, para acompanhamento e suporte às iniciativas.

Projetos apoiados

Entre as iniciativas apoiadas destaca-se o projeto Corredor Verde e Postos de Carregamento Urbano para Avaliação do Desempenho de Veículos Híbridos e Elétrico, elaborado com o objetivo de ligar seis capitais nordestinas por meio de uma rede de eletropostos, caminho que vai de Salvador (BA) até Natal (RN), passando por Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB).

O projeto é fruto do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que lançou o projeto estratégico de mobilidade nº22. Empresas e ICTs. Saiba mais sobre a iniciativa em matéria publicada na página da Fundep.

UFABC tem a interdisciplinaridade como essência do projeto acadêmica da Universidade, que tem o apoio Fundep desde sua fundação.

Sobre a UFABC

A Universidade Federal do ABC (UFABC) é uma instituição pública federal de ensino superior, fundada em 26 de julho de 2005, com início das atividades em 2006. Está localizada na região do Grande ABC com dois campi: um na cidade de Santo André e outro localizado na cidade de São Bernardo do Campo.

Os discentes da universidade podem escolher entre um dos quatro cursos interdisciplinares de ingresso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H), Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) ou Licenciatura em Ciências Humanas (LCH). Os egressos dos cursos interdisciplinares têm à disposição mais de 20 opções de cursos específicos de graduação para que possam complementar sua formação, caso assim desejem.

Comunidade acadêmica e destaque

A comunidade da Universidade Federal do ABC é formada por 795 docentes (entre visitantes e efetivos), aproximadamente 16 mil estudantes de graduação e 1.900 de pós-graduação, 757 técnicos administrativos, 36 estagiários e 346 funcionários terceirizados. É a única instituição federal de ensino superior com corpo de docentes formado, em sua totalidade, por doutores.

Atualmente, a UFABC ocupa o 1º lugar entre as universidades brasileiras no Ranking SCImago, nas categorias “Excelência em Pesquisa”, “Publicação de alta qualidade” e “Impacto normalizado das publicações”.