
NIT-MB
NIT-MB
Núcleo de Inovação Tecnológica da Marinha
Apoiado pela Fundep desde 2013, o Núcleo de Inovação Tecnológica da Marinha (NIT-MB) procurou as expertises da Fundação de Apoio da UFMG no gerenciamento de projetos. Especializado em inovação e desenvolvimento tecnológico de aparatos utilizados em ambiente marítimo, o Núcleo encontrou na Fundep o conjunto de serviços que necessitava para uma gestão eficiente.
Entre os projetos apoiados junto ao Instituto de Pesquisas da Marinha, o NIT-MB desenvolve uma radome - uma das partes mais complexas de um avião ou submarino – capaz de proteger, no sentindo funcional e estrutural, as antenas utilizadas em sistemas de Medidas de Apoio a Guerra Eletrônica (MAGE), instalados em submarinos.
Desenvolvido junto ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), o projeto Comunicações Submarinas (CSUB) tem objetivo de desenvolver sistemas seguros de transmissão de dados, por métodos acústicos, entre plataformas submarinas e superfície, bem como entre estações de terra e plataformas submarinas.
Outro projeto com apoio Fundep é o MOD-SiGDEM Fase 5, desenvolvido junto ao Centro de Análises de Sistemas Navais (Casnav), cujo objetivo é a modernização do Sistema de Gerência de Documentos Eletrônicos da Marinha (SiGDEM) para atender aos requisitos da legislação vigente e aos anseios da Administração Naval.
Sobre o NIT
O Núcleo de Inovação Tecnológica da Marinha (NIT-MB), criado em 31 de julho de 2009, é o responsável pela gestão da propriedade intelectual e pelo assessoramento na gestão da inovação no âmbito da Marinha do Brasil. O NIT-MB é associado à Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, órgão da Direção Setorial da Marinha, responsável pelos assuntos ligados às atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito desta Força Armada, que conta com o capital intelectual de aproximadamente 430 mestres e 170 doutores.