ITA

ITA

ITA

Instituto Tecnológico de Aeronáutica

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) encontrou na Fundação de Apoio da UFMG a gestão de projetos de pesquisa, cursos e eventos, centralizando algumas de suas demandas. Desde 2010, a Fundep apoia o ITA em diferentes atividades do Instituto.

Desde o início de 2023, o ITA desenvolve um projeto para criação e validação de um pacote computacional para simulação de novas metodologias para fechamento de poços de petróleo, que terá a Petrobras como usuária final da tecnologia. A Fundep apoia a iniciativa por meio do suporte às aquisições de produtos e equipamentos em âmbito nacional e internacional (importações), contratação de bolsistas, entre outras atividades essenciais ao desenvolvimento do produto.

O projeto vai permitir ao usuário selecionar, por exemplo, o tipo de operação em que a coluna de produção será removida e prever numericamente como o processo se comporta em determinadas condições do poço, com dados de propriedades termofísicas. As informações serão disponibilizadas em um notebook com placa gráfica dedicada, que vai permitir a tomada de decisão por parte de compradores e perfuradores em campo. A expectativa é de que a tecnologia esteja disponível em 2025.

De 2013 a 2017, a Fundação foi responsável pela execução do vestibular do ITA, um dos mais concorridos do País. Em sua primeira edição com apoio Fundep, a avaliação foi aplicada em 22 cidades das diferentes regiões do Brasil, com mais de 7,2 mil candidatos, correspondendo a 56 candidatos por vaga. Durante esse período, a Fundep realizou a gestão administrativo-financeira do vestibular, bem como viabilizou as etapas de aplicação, correção e análise do processo seletivo.

Sobre o ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (Comaer). Localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos, o Instituto foi fundado em 1950.

Atualmente, o Instituto conta com mais de 400 membros em sua equipe, entre civis e militares. Destes, 218 são professores, pesquisadores, instrutores, dos quais 209 estão credenciados na pós-graduação. Com sua equipe, o ITA atendeu e capacitou mais de 2,5 mil alunos em 2021, sendo 607 na graduação.

Estabelecimento de ensino superior federal, órgão integrante da Administração Direta vinculado ao Comando da Aeronáutica, o Instituto atua prioritariamente na graduação e pós-graduação de engenheiros em cursos reconhecidos pelo MEC, sendo, também, credenciado como Instituição de Ensino Superior pelo mesmo Ministério. Portanto, detém as características e prerrogativas de uma Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes).

Assim, o ITA é o único instituto no Brasil a atuar exclusivamente nos setores de Defesa, Aeronáutica e Espaço e áreas correlatas, impactando diretamente a sociedade no desenvolvimento de novas tecnologias e na formação de mão de obra altamente especializada.