Diretores
Prof. Marco Aurélio Crocco Afonso
2010 - 2014
Presidente da Fundep durante o reitorado do professor Clélio Campolina (2010 – 2014).

Presidente da Fundep durante o reitorado do professor Clélio Campolina (2010 – 2014) e diretor-executivo da Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) no biênio 2013/2014, Marco Crocco é economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Economia Industrial e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e PhD em economia pela Universidade de Londres. Possui pós-doutoramento pela Universidade de Cambridge (Inglaterra) e Universidade Paris-Dauphine (França).
A gestão do professor Crocco foi marcada pelo esforço de incrementar a interação da Universidade em áreas de pesquisa científica e tecnológica com organizações públicas e privadas. Com esse objetivo, a plataforma Somos UFMG foi idealizada pela CTIT da UFMG e comercializada pela Fundep, para facilitar o mapeamento das competências da instituição, favorecendo a criação de novos projetos e a prestação de serviços diferenciados à sociedade.
No ano de 2013, a Fundep conquistou, pela primeira vez, a recomendação de seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para a certificação ISO 9001:2008. No mesmo ano foi criada a Gerência de Prestação de Contas (Geprest), que reuniu as atividades de Prestação de Contas e de Arquivo. Um trabalho sistemático foi realizado para reorganização, adequação e regularização da situação dos setores.
Durante a gestão de Marco Crocco, ocorreu a última edição do Prêmio Fundep (a 12ª) e foi inserida, na categoria Professor Pesquisador, a premiação na área Transdisciplinar. “A estruturação do Prêmio em categorias e áreas do conhecimento é uma forma de contemplar a diversidade e complexidade da UFMG, possibilitando a escolha de profissionais de excelência, dedicados à vida acadêmica e científica e que contribuem para a projeção da Universidade nos cenários nacional e internacional”, destacou à época.
Professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Crocco é especialista em economia monetária e desenvolvimento regional. Foi ainda presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).
Em setembro de 2019 assumiu a presidência do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec), com o desafio de impulsionar conexões para o desenvolvimento de novos negócios, contribuindo para manter Belo Horizonte e Minas Gerais como referências do ecossistema de empreendedorismo e inovação.