Diretor executivo da Fundep durante o reitorado do professor Tomaz Aroldo da Mota Santos (1994 - 1998), o professor Tarcísio de Campos Ribeiro é graduado em Farmácia, Química e Engenharia Sanitária e, também, pós-graduado em Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Durante a sua gestão na Fundep, o professor Tarcísio assumiu, também, a direção executiva do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), incluindo a Fundação na participação ativa do debate nacional sobre o apoio ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Entre os destaques da gestão do professor Ribeiro na Fundep, está um projeto de reorganização institucional, aprovado pelo Conselho Curador, que teve, entre os seus resultados, a informatização do modelo administrativo da Fundep e a reestruturação do setor de Importação, considerado um serviço essencial no apoio ao fornecimento de insumos de pesquisa.

Atualmente, a Fundep é considerada uma das principais instituições brasileiras aptas a realizar importação de materiais de cunho científico e tecnológico pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – no qual a Fundação é credenciada no âmbito da Lei Federal nº 8.010/90.

Ao longo de sua trajetória, Tarcísio Ribeiro também assumiu outros cargos na UFMG, como Pró-Reitor de Planejamento, professor titular e diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade.